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Ceará e Seus Monumentos da Fé: Descubra os Santos Gigantes que Impulsionam o Turismo Religioso
Por Redação FutCeará em 13/11/2025 07:15
No cenário cearense, a secular tradição católica de materializar em estátuas figuras de grande importância religiosa adquire uma dimensão singular, e literalmente grandiosa. O estado abriga, no mínimo, oito representações de santos em proporções "gigantescas" distribuídas por sete municípios, obras que se consolidaram como poderosos atrativos para devotos de todas as partes do Brasil.
Essa imponência escultórica, que se alinha perfeitamente com a intensidade da fé, não é um fenômeno isolado. Christian Dennys, pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Geografia Humana, oferece uma perspectiva instigante: a representação de santos em tamanhos colossais, extrapolando os limites dos oratórios domésticos, insere-se numa lógica de exibição de poder, um "agigantamento" do divino.
Para Dennys, essa prática ecoa a grandiosidade de edificações e marcos urbanos, como os palácios, a Torre Eiffel ou a Estátua da Liberdade, que simbolizam formas de poder nas cidades. Ele ressalta que, embora tais manifestações fossem consideradas heréticas nas tradições medievais, hoje se estabeleceram como um costume enraizado. O Cristo Redentor, inaugurado em 1931, é apontado como o precursor dessa tendência no Brasil, pavimentando o caminho para a valorização do monumental no contexto religioso nacional.
Os Colossos da Devoção Cearense: Um Panorama Detalhado
A seguir, uma visão organizada dos principais monumentos religiosos de grande porte que adornam o Ceará, destacando suas características e relevância:
| Nome da Estátua | Localidade | Altura (m) | Ano Inauguração |
|---|---|---|---|
| Nossa Senhora de Fátima | Crato | 54 | 2024 |
| São Francisco das Chagas | Canindé | 30 | 2005 |
| Padre Cícero | Juazeiro do Norte | 27 | 1969 |
| Santo Antônio | Barbalha | 26 | 2022 |
| Santa Edwiges | Caucaia | 23,7 | 2022 |
| Nossa Senhora da Penha | Campos Sales | 23 | 2020 |
| Nossa Senhora de Fátima | Fortaleza | 15 | 2008 |
| Santa Edwiges | Fortaleza | 11 | 2008 |
Novas Alturas da Fé: De Fátima ao Padim
Na próxima quinta-feira, 13 de maio, o município do Crato, na região do Cariri, presenciará a inauguração de uma estátua que, conforme informações oficiais, será a maior do mundo dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Com impressionantes 54 metros de altura, esta réplica da santa foi concebida pelo artista Ranilson Viana e a solenidade de abertura prevê a presença de cerca de 35 mil pessoas. A ocasião será abrilhantada pela Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, diretamente de Portugal. Vale ressaltar que o local já contava com uma imagem anterior, inaugurada em 2018, de 45 metros de altura, cuja bênção inicial atraiu aproximadamente 50 mil fiéis.
A mais antiga e, sem dúvida, a mais reconhecida dessas grandiosas representações é a Estátua de Padre Cícero. Localizada na imponente Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, essa obra, esculpida por Armando Lacerda, levou cerca de dois anos para ser concluída. A imagem, com 27 metros de altura, foi inaugurada em 1º de novembro de 1969, transformando-se rapidamente no cartão-postal da cidade e um epicentro de peregrinação.
Anualmente, milhares de romeiros empreendem jornadas até os pés do ?Padim?, onde cumprem rituais como girar o cajado em busca de matrimônio, conforme a tradição, e registrar nomes e intenções na superfície da estátua, professando sua fé na colina que oferece uma vista panorâmica até a Chapada do Araripe. A perene presença de Padre Cícero foi imortalizada até mesmo na música, com Luiz Gonzaga entoando:
Olha lá / No alto do Horto / Ele está vivo / O Padim não tá morto.
Monumentos Marcantes em Canindé e Barbalha
Nos anos 2000, precisamente em 4 de outubro de 2005, outra emblemática estátua sacra foi revelada no Ceará: a imagem de São Francisco das Chagas, em Canindé, no sertão cearense, atingindo 30 metros de altura. Naquele período, o Governo do Estado divulgava-a como a maior imagem sacra católica do mundo, uma aposta clara para impulsionar o turismo religioso na região. Duas décadas após sua inauguração, o Complexo da Estátua de São Francisco passou por uma significativa requalificação, que incluiu a modernização da iluminação da imagem.
Adicionalmente, o entorno da imagem, que a Prefeitura de Canindé afirma ?receber anualmente milhares de romeiros?, foi beneficiado com a instalação de novos quiosques dedicados à comercialização de artigos religiosos e opções de alimentação para os visitantes. Essa revitalização reforça o papel de Canindé como um dos mais importantes centros de romaria do Nordeste.
Barbalha, também no Cariri, e lar de uma das mais tradicionais festas religiosas do Ceará ? a Festa do Pau da Bandeira ? homenageou seu padroeiro, Santo Antônio, com um monumento de 26 metros de altura, inaugurado em abril de 2022. Com um investimento superior a R$ 2 milhões, a estátua emergiu como um novo foco para o turismo religioso, dinamizando a economia local. O projeto, segundo o Governo do Estado, contemplou não apenas a estátua, mas também a urbanização de toda a área circundante.
De Campos Sales a Fortaleza: A Fé em Diversas Formas
A segunda estátua mais recente do estado, a de Nossa Senhora da Penha, foi inaugurada em dezembro de 2020 no município de Campos Sales, na Região do Cariri. Padroeira da localidade, a imagem se ergue sobre um mirante que também leva seu nome. Com 23 metros de altura, o monumento foi esculpido em quase dois anos pelo artista pernambucano Pedro Pereira. Durante a cerimônia de bênção inaugural, Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese do Crato, descreveu a Penha como ?portadora da paz?.
No alto de uma serra, dominando o bairro Garrote, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, encontra-se erguida uma imagem de 23,7 metros de altura: Santa Edwiges, que também nomeia um santuário local, inaugurado em outubro de 2022. Com uma área de 30 hectares, o percurso até a santa é enriquecido por quadros da Via Sacra ? uma sequência de imagens que narra o trajeto de Jesus Cristo carregando a cruz até o Calvário ? e uma capela.
Uma imagem icônica, erguida em frente à Paróquia e Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro homônimo em Fortaleza, é a estátua da santa, inaugurada em um chuvoso 13 de maio de 2008, há dezessete anos. Com 15 metros de altura, a obra foi uma encomenda ao artista plástico Francisco José Alencar Diniz, conhecido como Franciné Diniz, o mesmo responsável pela imagem de São Francisco. Na Praça Pio IX, ao redor da estátua, proliferam barracas que vendem santas, terços, camisas e outros artigos católicos, especialmente nos dias 13, e com maior intensidade em 13 de maio e 13 de outubro, datas que remetem à primeira e à última aparição de Nossa Senhora de Fátima.
Uma das avenidas mais vitais e antigas de Fortaleza, a Leste Oeste, abriga dois importantes marcos para os católicos da capital: a capela e a imagem ?gigante? de Santa Edwiges, inaugurada em 16 de outubro de 2008. Registros da época indicam que o monumento foi construído pela Prefeitura de Fortaleza em quase três meses, com um custo de R$ 110 mil. Novamente, o escultor foi Franciné Diniz. Em 2012, foi solicitado o tombamento provisório da estátua e da igreja, registrado na Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
A Peculiaridade de Santo Antônio em Caridade: A Cabeça Ausente
Além de Barbalha, o santo casamenteiro, padroeiro dos bens perdidos e dos desfavorecidos, possui outra representação no estado, ainda que incompleta. No município de Caridade, a aproximadamente 97km de Fortaleza, encontra-se uma estátua de Santo Antônio, notavelmente sem cabeça. Nos anos 1980, o então prefeito de Caridade, Raul Linhares, encarregou o artista Franzé D?Aurora de criar um monumento em homenagem ao santo.
Contudo, devido aos fortes ventos e ao considerável peso, a cabeça não pôde ser erguida, permanecendo até hoje estacionada à porta de uma residência a 3 km do corpo da estátua. A inusitada narrativa inspirou até mesmo um livro, ?A Cabeça do Santo?, da escritora cearense Socorro Acioli, obra que já foi traduzida para inglês e francês, perpetuando a singular história.
Identidade e Fluxos Regionais: Um Olhar Crítico sobre os Monumentos
Se, por um lado, existem imagens que materializam uma relação de fé e identidade já estabelecida, como a de Padre Cícero, por outro, há figuras erguidas na tentativa de edificar essa conexão, que nem sempre ?dialogam? com a essência da região. Christian Dennys avalia que estas últimas podem ser ?apostas que podem dar errado?.
Ele exemplifica, referindo-se à estátua a ser inaugurada no Crato:
Não existe uma Fátima do Crato. Existe a imagem de Portugal, nas tradições portuguesas, canalizadas em escala globalizada, assim como em Fortaleza. No Crato, a padroeira é Nossa Senhora da Penha. Eu na verdade contrario a lógica de identidade., analisa o pesquisador, apontando para uma possível desconexão entre o monumento e a identidade religiosa local.
O geógrafo observa, contudo, que
grande parte de localidades que há 15 ou 20 anos praticamente não tinham ninguém visitando, exceto em festejos muito locais, começam a se projetar mais rapidamente, aumentando o fluxo de pessoas, impulsionadas pela presença dos ?santos gigantes?. Irônica e paradoxalmente, essas mesmas estátuas, que simbolizam a grandiosidade divina, parecem diminuir-se dia a dia para se encaixarem em autorretratos digitais.
Dennys conclui com uma reflexão sobre a modernidade:
A tradição de projetar as fragilidades do ser humano diante do divino se inverte e você projeta a grandiosidade dentro da rede social, fazendo com que as estátuas tenham ângulos e formas que se transformem nessa capacidade ?instagramável?. Essa observação final encapsula a complexa intersecção entre fé ancestral, monumentos imponentes e as dinâmicas contemporâneas das redes sociais, redefinindo a forma como a devoção é vivenciada e compartilhada no Ceará.
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