1. FutCeará

Ceará e o Desafio do Castelão: Por Que o Time Não Vence em Casa?

Por Redação FutCeará em 21/10/2025 18:04

A performance do Ceará em seus domínios tem se tornado um ponto de interrogação crucial nesta edição da Série A. Após o desfecho da 29ª rodada, o Alvinegro ostenta a ingrata posição de quinto pior mandante da competição, com um aproveitamento de apenas 50%. A recente derrota por 2 a 0 para o Botafogo, no último domingo, 19, solidificou a equipe em pífios 21 pontos conquistados nos 14 confrontos disputados em casa.

Analisando este recorte, o Vozão contabiliza seis triunfos, três empates e cinco reveses em seus jogos como anfitrião. Embora tenha sofrido apenas 11 gols ? o que representa o terceiro desempenho mais resiliente neste quesito ?, a equipe balançou as redes adversárias meras 14 vezes, configurando o segundo desempenho mais deficitário em termos ofensivos diante de sua torcida.

A Fragilidade Alvinegra no Próprio Domínio

Os dados abaixo detalham a campanha do Ceará em casa, evidenciando a dificuldade em converter o mando de campo em vantagem competitiva:

Desempenho Mandante Jogos Pontos Aproveitamento Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra
Ceará (Série A) 14 21 50% 6 3 5 14 (2º pior) 11 (3º melhor)

Se o resultado contra o Glorioso tivesse sido favorável, por exemplo, o clube de Porangabuçu teria encerrado a rodada na nona colocação, somando 38 pontos, aproximando-se consideravelmente da meta inicial de 45 pontos, considerada o divisor de águas para afastar o fantasma do rebaixamento.

O Peso dos Pontos Perdidos e as Consequências na Tabela

Os repetidos tropeços dentro de casa têm se revelado um entrave considerável na trajetória do Vozão neste Brasileirão. O mando de campo, que outrora representava uma considerável vantagem estratégica, hoje não se traduz mais em solidez para o time. No início da competição, a equipe chegou a ostentar uma sequência de cinco partidas de invencibilidade como mandante, com vitórias expressivas sobre Grêmio, Vasco, Vitória e Sport, além de um empate contra o São Paulo.

Contudo, essa sequência foi brutalmente interrompida: o Alvinegro sofreu três derrotas consecutivas para Atlético-MG, Corinthians e Mirassol, todas elas na Arena Castelão. Nos seis jogos subsequentes, o desempenho foi instável, com duas vitórias, dois empates e dois reveses. O técnico Léo Condé ponderou sobre a situação:

?É o campeonato, não é só o Ceará que tropeça em casa, os adversários também. A gente está disputando uma competição de alto nível, mas jogando de igual para igual contra qualquer adversário, tanto dentro quanto fora.?

De Fortaleza Inexpugnável a Terreno de Tropeços

Os pontos perdidos em casa repercutem significativamente na condição do Alvinegro na tabela. Com mais um resultado adverso em seus domínios, a equipe cearense concluiu a rodada na 13ª colocação da Série A, com 35 pontos somados. Esta posição a mantém fora da zona de classificação para a Sul-Americana e com uma distância de apenas quatro pontos em relação ao Vitória, o primeiro clube dentro do Z4.

O Contraponto: A Eficiência Fora de Casa e o Próximo Desafio

Curiosamente, um fator que tem sido um pilar de sustentação para a campanha do Vozão são os resultados positivos obtidos longe de seus domínios. Nos cinco confrontos mais recentes como visitante, o Ceará sofreu revés apenas diante do Vitória, conquistando três empates (contra Grêmio, Vasco e Sport), além de um triunfo sobre o São Paulo.

Atualmente, o Ceará se destaca como o oitavo melhor time do torneio atuando fora de casa, com 14 pontos conquistados em 14 partidas. No cômputo geral do Brasileirão, são três vitórias, cinco empates e seis derrotas como visitante, resultando em um aproveitamento de 33,33%. Na próxima rodada, o desafio do Alvinegro será justamente longe de seus domínios, enfrentando o Atlético-MG. O embate está marcado para sábado, 25, às 16 horas, na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos

Portal não encontrado ou não configurado para YouTube.