1. FutCeará

Relembre: Vasco Brilha em Fortaleza e Ascende na Série A em 2020

Por Redação FutCeará em 15/04/2025 12:11

Um Triunfo Memorável: Vasco Silencia o Castelão em 2020

O cenário está pronto para mais um confronto entre Ceará e Vasco em Fortaleza, um reencontro que evoca memórias vívidas na mente do torcedor cruzmaltino. A partida, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, remete ao ano de 2020, quando o Vasco, em uma exibição de gala, superou o time cearense por 3 a 0, ascendendo à liderança do torneio. Um momento de euforia que, infelizmente, não se traduziu em um final feliz para a equipe.

Naquele 20 de agosto de 2020, em um Castelão sem público devido às restrições da pandemia, os gols de Germán Cano, Fellipe Bastos e Ribamar selaram a vitória vascaína. O Estadão Conteúdo registrou o momento, eternizando a imagem de Fellipe Bastos e Cano comemorando um dos gols. Um triunfo que, à época, alimentou as esperanças de um futuro promissor.

Vasco Domina Ceará em 2020: Relembre a Vitória que Anunciou a Liderança
Foto: (Rafael Ribeiro/Vasco)

Superioridade Eficiente: A Tática Vascaína em Ação

Apesar do domínio inicial do Ceará, que impôs um ritmo intenso e acumulou finalizações, a equipe da casa não conseguiu converter sua superioridade em gols. A falta de pontaria e a solidez defensiva do Vasco mantiveram o placar zerado na primeira etapa. O segundo tempo seguiu o mesmo roteiro, com o Ceará pressionando, mas o Vasco se mostrou letal.

Em uma jogada de contra-ataque, Benítez roubou a bola e Andrey acionou Cano, que não desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. Pouco depois, Fellipe Bastos marcou um golaço, ampliando a vantagem vascaína. E, no último lance da partida, Ribamar decretou o resultado final: 3 a 0 para o Vasco. Uma vitória convincente que impulsionou a equipe à liderança do campeonato.

O "Ramonismo" e a Ilusão da Liderança

A vitória no Castelão coroou o início avassalador de Ramon Menezes no comando técnico do Vasco. Com cinco vitórias consecutivas, o treinador conquistou a admiração da torcida, que cunhou o termo "Ramonismo" para celebrar o bom momento da equipe e o aproveitamento de 100% no Brasileirão. A liderança precoce inflamou os ânimos e gerou expectativas elevadas.

No entanto, a alegria durou pouco. Após o início promissor, o Vasco perdeu o rumo no campeonato e acumulou resultados negativos. Ramon foi demitido após quatro jogos sem vitória, deixando o clube na 14ª rodada. Sua passagem, iniciada em março de 2020, durou pouco mais de seis meses, com um retrospecto de oito vitórias, três empates e cinco derrotas.

Instabilidade e Rebaixamento: O Declínio do Vasco em 2020

A instabilidade persistiu mesmo após a saída de Ramon Menezes . As passagens de Ricardo Sá Pinto e Vanderlei Luxemburgo não foram suficientes para reverter a situação, e o Vasco mergulhou na zona de rebaixamento. Ao final da temporada, o clube amargou a 17ª colocação, com 41 pontos, e confirmou seu descenso para a Série B.

Reencontro no Castelão: Uma Nova Oportunidade para o Vasco?

Agora, em 2024, o Vasco reencontra o Ceará no Castelão, novamente pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca, atualmente na quarta colocação, tem a chance de assumir a liderança ao final da rodada. Uma oportunidade de reescrever a história e buscar um desfecho diferente daquele de 2020. O desafio está lançado.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos