- FutCeará
- Ceará, Fortaleza e Sport pedem reconhecimento de títulos nacionais à CBF
Ceará, Fortaleza e Sport pedem reconhecimento de títulos nacionais à CBF
Por Redação FutCeará em 22/01/2026 18:43
Em uma iniciativa conjunta, representantes do Ceará Sporting Club, juntamente com a Federação Cearense de Futebol (FCF), estiveram presentes na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (22). O objetivo principal da reunião foi apresentar e discutir o pleito pelo reconhecimento oficial de taças conquistadas nos Torneios Norte-Nordeste dos anos de 1968, 1969 e 1970 como equivalentes à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Este movimento, que ganhou corpo em outubro de 2025, quando Ceará, Fortaleza e Sport formalizaram o pedido junto à CBF, visa a equiparação dessas conquistas. O Sport sagrou-se campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970, datas que podem ser reescritas na história do futebol nacional caso o pedido seja acatado.
Reunião Estratégica para Esclarecimento de Processos
A recente reunião serviu como um palco para fornecer esclarecimentos adicionais à CBF e obter um parecer mais detalhado sobre o andamento das ações. A expectativa é que este encontro acelere o processo de análise e validação desses importantes feitos esportivos.
Atualmente, a solicitação encontra-se em fase de análise pela Diretoria de Competições da CBF, sob a liderança de Júlio Avelar. O próximo passo esperado, caso os trâmites sejam aprovados, é o encaminhamento do dossiê para a Diretoria Jurídica da entidade. Por fim, a decisão final sobre a validação ou recusa do pedido formalizado recairá sobre o presidente Samir Xaud.
Um Movimento Ganha Força com Exemplos Recentes
A iniciativa do trio nordestino ganhou um impulso significativo após um precedente estabelecido pela própria CBF. Recentemente, a entidade reconheceu o torneio ?Campeão dos Campeões? de 1937, disputado pelo Atlético-MG, como um título análogo à Série A. Essa decisão elevou o status do clube mineiro, que passou a ser considerado tricampeão nacional.
O presidente do Ceará, João Paulo Silva, e o presidente da Federação Cearense, Mauro Carmélio, participaram recentemente de uma missão na Europa com Samir Xaud, presidente da CBF, com o intuito de observar e analisar o cenário do futebol internacional. Este intercâmbio de experiências pode, de alguma forma, influenciar as decisões futuras sobre o reconhecimento de títulos históricos.
A estrutura da CBF, onde ocorreram as discussões, é um símbolo da organização do futebol brasileiro.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros