- FutCeará
- Eleições Ceará: João Paulo Silva Discute Gestão e Futuro do Vovô
Eleições Ceará: João Paulo Silva Discute Gestão e Futuro do Vovô
Por Redação FutCeará em 27/11/2024 21:06
Visão do Candidato: João Paulo Silva e o Futuro do Ceará
O Ceará Sporting Club se prepara para as eleições de sua diretoria executiva, marcadas para 28 de novembro. João Paulo Silva, atual presidente e candidato à reeleição, concedeu entrevista ao portal ge, onde discorreu sobre sua gestão e os planos para o futuro do clube.
João Paulo , empresário com extensa experiência no mercado financeiro e ex-diretor financeiro do clube, assumiu a presidência em março de 2023, em meio a um cenário financeiro complexo, após um rebaixamento para a Série B e a saída de seu antecessor. Sua chapa, ?Vozão mais forte?, conta com Ernando Uchôa Sobrinho e Celso Rodrigues como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente.
Sua trajetória no clube remonta ao final de 2015, quando integrou a Diretoria Executiva. Antes disso, presidiu a Associação Brasileira de Executivos de Finanças (ABEFF), demonstrando sua expertise em gestão e finanças.
A comissão eleitoral, responsável pela validação das candidaturas, é composta por José Barreto de Carvalho Neto, Erick Freitas Medeiros de Oliveira, Rodolfo Ponte Aguiar Marques, Creuzo Aliandro Oliveira Santos e Fernando Régis Pimenta Felício.
Análise da Gestão Atual e Erros Reconhecidos
Em entrevista, João Paulo reconheceu erros em sua gestão. Um deles, segundo ele, foi a demissão do técnico Gustavo Morínigo: "Acho que o primeiro erro foi eu ter tirado o treinador Gustavo Morínigo. Muito bom profissional, mas eu acabei naquele momento tomando uma decisão que eu julgo errada. Acho que esse foi um erro".
Outro ponto crítico destacado foi a composição do elenco na Série B: "Outro erro foi a montagem do nosso elenco , quando no ano anterior a gente tinha um elenco muito grande para jogar uma Série B e acabava tirando espaço dos atletas que subiram da base. Nós troxemos um lateral que veio de São Paulo. Ele pediu para sair porque não tinha espaço, porque nós já tínhamos dois laterais para a posição, o Michael e o Warley. O elenco estava muito grande. Foi um erro na montagem do elenco ."
Ao avaliar o momento político interno do clube, João Paulo descreveu a situação como "muito delicada", afirmando ter passado por momentos difíceis nos últimos dois anos, enfrentando críticas e pressão. Ele também abordou as comparações com seu antecessor, Robinson de Castro, ressaltando as diferenças em suas linhas de trabalho.
Propostas para uma Nova Gestão e o Papel de um Conselho Gestor
Para uma eventual nova gestão, João Paulo propõe a criação de um conselho gestor, reunindo-se mensalmente: "Quero contar com conselho gestor que a gente possa se reunir pelo menos uma vez por mês. Tem a questão também da transparência, de profissionalizar o clube. Eu sei que o clube tem bons profissionais e a minha ideia é profissionalizar cada vez mais. E também melhorar a parte estrutural do clube."
Este conselho, segundo o candidato, seria composto por profissionais de diversas áreas, como finanças, jurídico, comercial e marketing: "Quero contar com pessoas que sejam de mercado. Quero pegar um financeiro, um jurídico, um comercial, uma pessoa de marketing. Quero formar um grupo bem profissional para a gente estar discutindo as ações de melhorias de implantações dentro do clube. São pessoas que eu vou buscar caso seja reeleito. A minha ideia é para a gente estar discutindo o clube de uma forma 360 para o crescimento do Ceará."
Além disso, o candidato reforça o compromisso com investimentos na base e melhorias na estrutura física do clube.
SAF, Sócio-Torcedor e o Futuro do Vovô
Sobre a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), João Paulo afirma que este é um tema que requer discussão com o Conselho Deliberativo e que, no momento, não há planos concretos: "Sempre segurei isso porque eu acho que é um assunto que tem que ser discutido com o Conselho Deliberativo. Mas eu acho que nesse momento ainda não é de se conversar. Estou até ouvindo aí algumas pessoas de fora dizendo que se eu eu ganhar a eleição, em janeiro já tem SAF. Isso é um absurdo. Eu não conversei com ninguém de SAF. Não tenho essa pretensão, até porque isso quem decide não é o presidente da executiva."
Em relação ao voto do sócio-torcedor, João Paulo esclarece que sua posição anterior foi contra alguns pontos específicos do projeto, não contra o voto em si: "É importante que fique claro que eu não fui contra o voto do sócio na assembleia. Eu fui contra outros pontos do projeto. Quando o presidente do Conselho, Hebert, assumiu o clube na renúncia do Dr. Barreto, foi conversado isso e a gente fez algumas reuniões e eu acho que faltou um pouco mais um trabalho com os outros conselheiros nesse tema."
A entrevista finaliza com a promessa de um futuro focado na profissionalização do clube, melhorias estruturais e investimentos contínuos na base, buscando o crescimento sustentável do Ceará Sporting Club.


Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros